Home <<        Contato <<         Español     Français    Italiano    Portugues    English

No alvorecer de uma transformação global causada
pela mudança climática
e pela revolução científica e tecnológica

Uma profunda transformação da economia está se aproximando
e pode acabar de maneira justa ou injusta.
Depende de nós

 


 

26 de junho de 2019:
Dia Mundial da Ação:
Em cada empresa a discussão começa

a fazer nosso trabalho compatível com o clima
proclamado pelo
Confederação Sindical Internacional (ITUC)
(207 milhões de trabalhadores membros em 163 países e 331 sindicatos nacionais afiliados.)
Veja o Guia para participar do Dia Mundial .

Ver        Ver
Industriall Global Union representa mais de 50 milhões de trabalhadores da indústria membros em 140 países.
Veja o Guia para a transição justa
Um conjunto de tecnologias disruptivas e estruturas de trabalho estão rapidamente transformando o mundo do trabalho.
Se pudermos orientar a implementação dessas novas tecnologias, podemos criar um trabalho de qualidade com redução do tempo de trabalho e melhoria na saúde e segurança ocupacional.

O Dia Mundial do Sobregiro
(Earth Overshoot Day)
em 2019, é calculado a 29 de julho.

Este é o dia em que a humanidade acabou com o orçamento da natureza para todo o ano Calcule seu orçamento

Earth Overshoot Day
:
Todos os anos antecipamos e, em 2019, o Earth Overshoot Day é o mais antecipado de todos os tempos.
Isso significa que a humanidade agora usa recursos naturais 1,75 vezes mais rápido do que os ecossistemas do planeta podem regenerar. Em outras palavras, a humanidade usa 1,75 Terras.
A boa notícia é que, se movermos o Dia da Sobrecarga da Terra cinco dias por ano, usaremos menos de 1 Terra antes de 2050. As soluções estão prontamente disponíveis. As oportunidades de ação incluem iniciar um diálogo populacional, lançar programas no local de trabalho, reduzir o desperdício de alimentos e solicitar aos governos que gerenciem os recursos naturais com responsabilidade.
Nós podemos inverter a tendência. Nós acreditamos que é possível. Juntos, vamos crescer o movimento.


Plataforma Global para Redução de Risco de Desastres: precisamos de uma mudança radical de curso
Os impactos das mudanças climáticas e da elevação do nível do mar e os eventos climáticos extremos relacionados estão se intensificando como resultado de níveis sem precedentes de gases de efeito estufa, combinados com a urbanização, a degradação ambiental e o estresse. água para produzir uma série de crises relacionadas.
Info

No ano passado, apenas nos Estados Unidos da América, houve 14 desastres relacionados a clima, e a devastação causada por cada um deles custou mais de 1 bilhão de dólares, representando um custo total aproximadamente 49 bilhões de dólares. Em todo o mundo, as inundações afetaram mais de 35 milhões de pessoas. Este ano, o ciclone tropical Idai matou mais de 1.000 pessoas em Moçambique, Zimbabué e Malawi, e apenas algumas semanas depois, o ciclone tropical Kenneth foi o ciclone tropical mais forte que atingiu a terra e atacou a área mais setentrional. de Moçambique desde que os registros modernos começaram.
Ver: Descarbonizar o transporte


Ver: Proteção da saúde


Construindo um futuro que funcione para todos:
Ver
O mundo do trabalho tem a capacidade de relegar a pobreza à história, proporcionar trabalho decente e um bom padrão de vida em escala universal e ampliar a todas as pessoas a proteção contra os riscos da vida profissional. No entanto, esse potencial segue sem se tornar realidade. Os problemas de desemprego, subemprego, desigualdade e injustiça estão se agravando, em vez de se corrigirem.
Existem chamadas para uma globalização mais equitativa, um desenvolvimento equilibrado e sustentável e um crescimento econômico que impulsione o progresso social. A ação no mundo do trabalho é decisiva para alcançar esses objetivos. Ao mesmo tempo, o próprio mundo do trabalho está evoluindo rapidamente.



14.ª Conferência das Partes na Convenção de Basileia sobre o controlo dos movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos


Na sexta-feira, governos de 187 países concordaram em assinar um novo acordo chancelado pela ONU com o objetivo de limitar a exportação de resíduos plásticos.
A proposta apresentada pela ONU é acrescentar o plástico misto à Convenção da Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito, um tratado de 30 anos que impede que países enviem resíduos perigosos para o mundo em desenvolvimento sem o consentimento do governo receptor.

Chamada de Trabalhos, resumos até 07/07/2019
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
FORTALEZA - 04 a 07 de novembro de 2019

Email de contato: congresso@ibeas.org.br http://www.ibeas.org.br/congresso10/index.php

OIT: de 15 em 15 segundos, um trabalhador morre por trabalho           VER
De 15 em 15 segundos, um trabalhador morre, em consequência de um acidente de trabalho ou de uma doença profissional.
De 15 em 15 segundos, 160 trabalhadores sofrem um acidente de trabalho.
Signifi ca que, até ao fi nal do dia, quase 1 milhão de trabalhadores sofrerá um acidente de trabalho.
Signifi ca que, até ao final do dia, cerca de 5 500 trabalhadores morrerão devido a um acidente ou uma doença relacionados com o seu trabalho!
Imagine as manchetes dos jornais se todos os dias mor-ressem 5 500 pessoas em acidentes de avião! Porém, em regra, os acidentes de trabalho e as doenças profi ssionais passam despercebidos. Geralmente, o público não tem conhecimento das mortes que ocorrem no local de tra-balho, pois as vítimas morrem uma de cada vez, muitas vezes em pequenas vilas ou aldeias, e as únicas pessoas que se apercebem da tragédia são os familiares, amigos e colegas de trabalho.

AGENDA 2030: Temos 11 anos para fazer a transição justa e evitar o desastre


A revolução científica e tecnológica inclue digitalização avançada, inteligência artificial, máquinas interconectadas semi-autônomas, robótica avançada, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia avançada e plataforma de trabalho, entre outras.
As tecnologias em si não são o problema, mas a lógica que impulsiona sua introdução, que neste momento é reduzir os custos trabalhistas e os padrões de trabalho.
Haverá uma transição

Podemos
• agir com uma luta violenta para medidas desesperadas de sobrevivência de última hora que ignoram completamente os direitos humanos e a proteção social
• ou planejar uma Transição Justa e Ordenada que respeite e proteja os trabalhadores de hoje enquanto cria um novo trabalho decente em indústrias sustentáveis
A transição para uma economia limpa mais sustentável deve ser econômica e socialmente justa e equitativa para os trabalhadores e suas comunidades.
Os princípios de políticas industriais sustentáveis e uma transição justa devem ser incorporados aos acordos coletivos, em particular com grandes corporações multinacionais.
• É um requisito fundamental do Acordo de Paris sobre mudança climática adotado na COP21 em 2015.
• É o objeto da Declaração de Silésia sobre Transição Justa e Solidária adotada na COP24 em 2018.
• Está definido nas Diretrizes da OIT para uma Transição Justa para Economias e Sociedades Ambientalmente Sustentáveis para Todos.
• O investimento em programas de Transição Justa é explicado pela organização nos Princípios para o Investimento Responsável em seu documento Mudança Climática e apenas transição: um guia para a tomada de decisões de investidores.
• Isso se reflete nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A mudança climática é uma séria ameaça ao bem-estar de todos e sua principal causa é a atividade humana. A evidência é irrefutável.
Cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas*1 emitiram um aviso severo: o mundo tem aproximadamente uma janela de 12 anos para agir se quisermos manter o aquecimento global médio a menos de 1,5 C acima dos valores pré-industriais e evitar catástrofe ambiental.



Políticas industriais sustentáveis
Políticas industriais sustentáveis tratam o meio ambiente, a economia e a sociedade de maneira integrada
• Devem ser baseado em um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
• Políticas industriais sustentáveis devem assegurar que as indústrias favorecidas criem locais de trabalho saudáveis e seguros com o direito dos trabalhadores de conhecer os perigos do trabalho, rejeitar / paralisar empregos inseguros e participar plenamente de políticas, programas e procedimentos de saúde e segurança.
Cada comunidade deve ter um plano de ação específico, incluindo planos para desenvolver indústrias com baixas emissões de carbono, produção e armazenamento de energia renovável e melhor eficiência energética, e para investir nelas.


PORTUGAL: PLANO NACIONAL INTEGRADO ENERGIA E CLIMA2021-2030


Ver /b>
No contexto global, é reconhecida a inevitabilidade da transição energética dada a urgência climática e a necessidade de mudança do paradigma económico, em particular, no que toca aos combustíveis fósseis.
Portugal assumiu, de forma clara, o compromisso da transição energética, com o objetivo de redução das suas emissões de gases com efeito de estufa.
Assume-se, pois, a visão para Portugal de alcançar a neutralidade carbónica em 2050, encontrando-se em desenvolvimento o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.
Este novo modelo energético rumo à neutralidade carbónica configura uma oportunidade única para Portugal. Como tal, será desenvolvido com uma forte componente participativa da sociedade e, em particular, dos consumidores de energia e dos restantes participantes no sistema energético cujo contributo paraformaruma visão estratégica para a próxima década é fundamental.


Ver

Desmatamento na Amazônia aumenta mais de 50% em janeiro.
Amazônia produz aproximadamente metade das próprias chuvas, fator essencial para a conservação do bioma.
O ponto de ruptura para a savanização da Amazônia não aconteceria da noite para o dia, mas de uma década a outra. Estimamos que, uma vez ultrapassado o limite do desmatamento, leva-se entre 20 e 50 anos para ocorrer essa substituição. E a savana virá de forma irreversível, porque será o bioma em equilíbrio para o novo clima. Ao diminuir as chuvas locais, reduzirá também a vazão dos rios.      Info           Ver

Cos'è l'economia circolare?

Uma economia circular visa manter o valor de produtos, materiais e recursos pelo maior tempo possível, devolvendo-os ao ciclo do produto ao final de seu uso, minimizando a geração de resíduos. Quanto menos produtos jogamos fora, menos material extraímos, melhor será o nosso ambiente.
Esse processo começa no início do ciclo de vida de um produto: o projeto inteligente de produtos e os processos de produção podem ajudar a economizar recursos, evitar o gerenciamento ineficiente de resíduos e criar novas oportunidades econômicas.


Isso possibilita estender o tempo de vida dos produtos (hoje forçado à lógica da obsolescência programada), aumentando os serviços de manutenção e ajuste das funções, racionalizando também os padrões dos componentes.
Quais são os benefícios?
A economia circular nos dá a oportunidade de reinventar nossa economia, tornando-a mais sustentável e competitiva. Oferece às empresas, indústrias e cidadãos europeus várias vantagens, tais como:
• desenvolvimento e novos materiais capazes de serem regenerados e de biomateriais
• formas mais inovadoras e eficazes de produzir e consumir;
• proteger as empresas da escassez de recursos e da volatilidade dos preços;
• oportunidades de criação de emprego local e integração social;
• otimização da gestão de resíduos, que aumenta a reciclagem e reduz a deposição em aterro;
• economia de energia, pois menos processos de produção exigem menos energia;
• produção de energia renovável;
• abandono de combustíveis fósseis tanto para a produção de energia como para o transporte;
• melhor redistribuição das atividades de produção e serviços de manutenção e assistência e, portanto, dos locais de trabalho, promovendo reparabilidade, viabilidade, sustentabilidade e reciclabilidade dos produtos
• benefícios ambientais em termos de clima e biodiversidade, poluição do ar, solo e água.

Plano de acção da União Europeia para a economia circular Leggi
O sucesso da economia circular é permitido pela revolução científica e tecnológica (que inclue digitalização avançada, inteligência artificial, máquinas interconectadas semi-autônomas, robótica avançada, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia avançada e plataforma de trabalho, entre outras).



Uma melhor conceção pode tornar os produtos mais duráveis ou mais fáceis de reparar, modernizar ou refabricar. Pode ajudar as empresas de reciclagem na desmontagem dos 4produtos, com vista à recuperação de materiais e componentes valiosos.
Globalmente, pode ajudar a poupar recursos preciosos.
No entanto, os atuais sinais de mercado revelam-se insuficientes para este efeito, sobretudo porque os interesses de produtores, utilizadores e operadores de instalações de reciclagem não estão sincronizados.
É, pois, essencial dar incentivos para uma melhor conceção dos produtos, preservando, ao mesmo tempo, o mercado único e a concorrência e possibilitando a inovação.
As ações propostas apoiam a economia circular em cada etapada cadeia de valor –do fabrico ao consumo, à reparação, à recriação, à gestão de resíduos e à reinjeção de matérias-primas secundárias na economia.

Links para as últimas news letter:
>> 2019: entre o agora e 2030 para mudar o desenvolvimento e evitar catástrofe
: > TEMOS 12 ANOS PARA EVITAR QUE A TEMPERATURA MÉDIA GLOBAL AUMENTE MAIS DE 1,5 ° C
>> JUNTOS PARA ESCOLHER A FORMA DE MUDANÇA NO DESENVOLVIMENTO
>> EXISTE POUCO TEMPO PARA MUDAR O DESENVOLVIMENTO: devemos escolher juntos

SISTEMA AMBIENTE É O SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO

PARA ATRAVESSAR MUDANÇAS

O SISTEMA DO BALANÇO AMBIENTAL

http://www.sistemaambiente.net/Materiali/PT/Balanco_Ambiental/Economia_circular_e_Balanco_Ambiental.pdf

Para passar da gestão do desperdício (com seus altos custos tanto para a empresa quanto para o sistema) para uma economia circular, você precisa de uma ferramenta funcional que, no modelo do "Sistema Ambiente", é o Balanço ambiental alimentado pela contabilidade ambiental (valores quantitativos relativos ao progresso e destino dos recursos ao longo do ciclo material e o impacto que eles têm sobre o sistema no qual o site está inserido) e contabilidade industrial. A elaboração a nível da empresa permite iniciar o balanço de área e setor com um método concertado

http://www.sistemaambiente.net/Tesi/Sistemi_di_rendicontazione_ambientale_Il_bilancio_ambientale_di_impresa_di_Marylin_Moro_%202013-2014.pdf

 

Sistema Ambiente”, o sistema de gestão da Digitalis, para além das ferramentas de registo normal e produção de documentos de tratamento de resíduos, oferece algumas oportunidades importantes para uma melhor gestão de resíduos.
Primeiro, a possibilidade de vincular os resíduos e sua gestão às fases individuais do processo: isso permite dados quantitativos e qualitativos que são mais diretamente úteis para produzir uma redução e uma classificação de resíduos.
. .

Em segundo lugar, com a ferramenta de contabilidade ambiental e o balanço ambiental do produto, é possível ter um impacto mais efetivo nas direções: o que mudar nos materiais, no processo e no projeto e composição do produto.

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Residuosbr.htm 

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Residuos/Serie_Residuos.pdf

http://www.sistemaambiente.net/SA/BR/Gestao_de_Residuos_Solidos_na_Brametal_SA.pdf

 

O Balanço Ambiental também inclui o cálculo do carbono equivalente: cálculo que é elaborado em cada aspecto do ciclo de produção (o consumo de energia em processos e produtos, o meio de transporte dos trabalhadores e aquele usado para materiais e produtos, fabricação do matérias-primas, os resíduos produzidos pelos processos e o fim da vida útil dos produtos). O cálculo é a base para entender como modificar os processos e planejar como reduzir as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo ciclo.

http://ecen.com/eee62/eee62p/balanco_de_carbono.htm

 

www.sistemaambiente.net      info@sistemaambiente.net