Index <<        Contacto <<         Español     Français    Italiano    Portugues    English

JUNTOS PARA ESCOLHER A FORMA DE MUDANÇA NO DESENVOLVIMENTO

Um relatório de referência da OIT afirma que empregos serão perdidos e aqueles que serão criados à medida que o mundo se transformar em uma economia mais verde..
De acordo com o relatório: Perspectivas Sociais e Emprego no Mundo de 2018: mediante ações destinada a limitar o aquecimento global a dois graus Celsius irá criar emprego o suficiente para mais do que compensar a perda de seis milhões de empregos em outros empregos setores.
Os novos empregos serão criados através da adoção de práticas sustentáveis no setor da energia, incluindo mudanças no mix de fontes de energia, promovendo o uso de veículos elétricos e melhorar a eficiência energética dos edifícios.
Os serviços dos ecossistemas, incluindo a purificação de água e ar - renovação de solos e adubação, controle de pragas, a polinização e proteção contra condições climáticas extremas - apoiada, entre outros, agricultura, pesca , silvicultura e turismo, que empregam 1,2 bilhão de trabalhadores.

Organización Internacional del Trabajo

Ver: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_628894/lang--pt/index.htm

24 milhões de empregos serão criados na economia verde



A economia circular propõe uma mudança em toda a maneira de consumir do design dos produtos até nossa relação com as matérias-primas e resíduos.
,

A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.
No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas.
Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.
Transportando essa dimensão para a indústria de produtos, a cadeia produtiva seria repensada para que peças de eletrodomésticos usadas, por exemplo, pudessem ser reprocessadas e reintegradas à cadeia de produção como componentes ou materiais para a fabricação de outros eletrônicos.
A economia circular é a ciência que repensa as práticas econômicas, indo além daqueles famosos três "R"s – reduzir, reutilizar e reciclar – pois ela une, pelo menos na teoria, o modelo sustentável com o ritmo tecnológico e comercial do mundo moderno, que não pode ser ignorado.

Ver:http://eco.nomia.pt/pt/economia-circular/estrategias

https://www.ecycle.com.br/2853-economia-circular/

 

A ECONOMIA CIRCULAR

"Nada é lixo, tudo pode ser transformado"

 

A EU-OSHA publicou um panorama do quadro legislativo em matéria de substâncias perigosas nos locais de trabalho na União Europeia, com ênfase em três diretivas europeias: Diretiva Quadro de SST, Diretiva Agentes Químicos e Diretiva Agentes Cancerígenos e Mutagénicos.
A melhor forma de reduzir o risco é a eliminação ou substituição de substâncias perigosas, sendo uma avaliação de riscos completa uma etapa-chave no processo.
Esta ficha informativa descreve uma série de princípios fundamentais, dicas práticas, ferramentas e métodos de avaliação de riscos, bem como ligações úteis para guiá-lo através do processo por etapas da substituição de substâncias perigosas no local de trabalho.

Substituição de substâncias perigosas no local de trabalho

Ver: https://healthy-workplaces.eu/pt/tools-and-publications/publications/info-sheet-legislative-framework-dangerous-substances-workplaces

 

Ver: https://healthy-workplaces.eu/pt/tools-and-publications/publications/info-sheet-substitution-dangerous-substances-workplace

 

Os trabalhadores europeus - todos os setores juntos - pagam um alto preço pelo uso de produtos químicos, com aproximadamente 30% das doenças ocupacionais reconhecidas a cada ano e dezenas de milhares de mortes evitáveis causadas pela exposição a substâncias perigosas.
Isso determina importantes desigualdades sociais em saúde. Esta é a razão pela qual a Confederação Europeia dos Sindicatos (ETUC) e o ETUI sempre trabalharam para garantir que o regulamento REACH emerge.
Muitos trabalhadores que lidam com produtos que contêm produtos químicos perigosos todos os dias não têm consciência dos riscos que correm. Não pode haver prevenção efetiva de riscos químicos sem o acesso dos trabalhadores e seus representantes a informações claras, precisas e compreensíveis sobre produtos perigosos.
.

    A cada ano, 30% das doenças ocupacionais reconhecidas
e dezenas de milhares de mortes evitáveis são causadas
pela exposição a substâncias perigosas.

 

Ver: https://www.etui.org/fr/Themes/Sante-et-
securite/Produits-chimiques-et-REACH

 

www.pollutec.com

2.200 EXPOSITORES      73.000 PROFISSIONAIS        128 PAÍSES         490 CONFERÊNCIAS

O Instituto de Economia e Paz (IEP) estimou que a violência em 2016 custou 14 bilhões de dólares,, ou seja, 12,6% do PIB mundial, ou seja, 4,60 euros por dia para cada pessoa.

Guerras e terrorismo forçaram mais de 65 milhões a deixar suas casas. Os conflitos locais motivaram um aumento de mais de 700% de refugiados.
Os recursos para deter as mudanças climáticas e eliminar a pobreza resumse-se apenas se as guerras que destroem o planeta cessarem.

12,6% do PIB mundial, a cada ano é o custo das guerras

Ver: http://economicsandpeace.org/

Em 2017, o Instituto Sipri, em Estocolmo, já contava com 381 sistemas de "armas letais autônomas", dos quais 225 já estavam concluídos. E os investimentos continuam a crescer
No entanto, o consenso sobre a urgência de controlar as chamadas "armas letais autônomas" é generalizado.
Os membros da Convenção das Nações Unidas sobre Armas Convencionais (CCW) discutem isso desde maio de 2014.
ZA última reunião, no entanto, terminou em Genebra sem nenhum progresso decisivo. Ou seja, sem iniciar negociações para um tratado de proibição juridicamente vinculativo, com base na proibição atômica, aprovada em julho de 2017 .

ICRAC

Robots-killers, as novas ferramentas de guerra remota
para a destruição

 

Ver: https://www.icrac.net/

 



821 milhões de pessoas sofrem de fome e mais de 150 milhões de crianças sofrem de desnutrição, o que compromete o objetivo de erradicar a fome.
A fome aumentou nos últimos três anos, retornando aos níveis de uma década atrás. A situação está piorando na América do Sul e na maioria das regiões da África, enquanto a tendência decrescente de subnutrição que caracterizou a Ásia parece estar diminuindo significativamente. O relatório anual da ONU aponta que a variabilidade climática que afeta os padrões de chuva e estações agrícolas, e os eventos climáticos extremos, como secas e inundações, estão entre os principais fatores por trás do aumento da fome, juntamente com conflitos e as crises econômicas.

Podemos erradicar el hambre en el mundo pero solo terminando los conflictos.

Ver: http://es.wfp.org/El-hambre-en-el-mundo-sigue-aumentando-advierte-un-nuevo-informe-de-la-ONU?_ga=2.152412734.648492498.1537543218-1178147181.1536669257

Resumen del informe de la ONU: Ver: http://www.fao.org/3/CA1354EN/ca1354en.pdf

La sequía en Centroamérica: http://es.wfp.org/FAO-y-WFP-preocupados-por-el-grave-impacto-de-la-sequia-entre-los-mas-vulnerables-de-Centroamerica?_ga=2.109093122.648492498.1537543218-1178147181.1536669257

SISTEMA AMBIENTE É O SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO

PARA ATRAVESSAR MUDANÇAS

O SISTEMA DO BALANÇO AMBIENTAL

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Balan%C3%A7o_ambiental.htm

Para passar da gestão do desperdício (com seus altos custos tanto para a empresa quanto para o sistema) para uma economia circular, você precisa de uma ferramenta funcional que, no modelo do "Sistema Ambiente", é o Balanço ambiental alimentado pela contabilidade ambiental (valores quantitativos relativos ao progresso e destino dos recursos ao longo do ciclo material e o impacto que eles têm sobre o sistema no qual o site está inserido) e contabilidade industrial. A elaboração a nível da empresa permite iniciar o balanço de área e setor com um método concertado

http://www.sistemaambiente.net/Tesi/Sistemi_di_rendicontazione_ambientale_Il_bilancio_ambientale_di_impresa_di_Marylin_Moro_%202013-2014.pdf

 

Sistema Ambiente”, o sistema de gestão da Digitalis, para além das ferramentas de registo normal e produção de documentos de tratamento de resíduos, oferece algumas oportunidades importantes para uma melhor gestão de resíduos.
Primeiro, a possibilidade de vincular os resíduos e sua gestão às fases individuais do processo: isso permite dados quantitativos e qualitativos que são mais diretamente úteis para produzir uma redução e uma classificação de resíduos.
. .

Em segundo lugar, com a ferramenta de contabilidade ambiental e o balanço ambiental do produto, é possível ter um impacto mais efetivo nas direções: o que mudar nos materiais, no processo e no projeto e composição do produto.

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Residuosbr.htm 

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Residuos/Serie_Residuos.pdf

http://www.sistemaambiente.net/SA/BR/Gestao_de_Residuos_Solidos_na_Brametal_SA.pdf

 

O Balanço Ambiental também inclui o cálculo do carbono equivalente: cálculo que é elaborado em cada aspecto do ciclo de produção (o consumo de energia em processos e produtos, o meio de transporte dos trabalhadores e aquele usado para materiais e produtos, fabricação do matérias-primas, os resíduos produzidos pelos processos e o fim da vida útil dos produtos). O cálculo é a base para entender como modificar os processos e planejar como reduzir as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo ciclo.

http://ecen.com/eee62/eee62p/balanco_de_carbono.htm

 

www.sistemaambiente.net      info@sistemaambiente.net