SISTEMA AMBIENTE

Colaborar

Index <<        Contacto <<         Español    Français    Italiano    Portugues    English

EXISTE POUCO TEMPO PARA MUDAR O DESENVOLVIMENTO: devemos escolher juntos

1º de agosto de 2018, a humanidade entra em déficit ambiental: Dia da Sobrecarga dos Recursos da Terra .

El O Dia da Sobrecarga da Terra marca o dia em que o consumo de recursos supera o volume que o planeta é capaz de renovar em todo o ano.

Aceleração do Overshoot Day nos últimos anoshttps://www.overshootday.org/

Usamos o equivalente a 1,7 planetas, mas só temos 1. Utilizamos os recursos e serviços ecológicos da Terra 1,7 vezes mais rápido do que a natureza pode reproduzi-los; Isto é devido à sobrepesca, degradação do solo, superexploração de florestas, poluentes na água e a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera em maiores quantidades do que os ecossistemas podem absorver.

O Overshoot Day em diferentes países

https://www.overshootday.org/newsroom/country-overshoot-days/

 

Nós pegamos 70% a mais do nosso planeta a cada ano do que produz

El consumo de cada país individual es diferente:

País          Equivalente

·         Italia              2,5 planetas

·         Francia          3 planetas

·         Alemania     3 planetas

·         China               2 planetas

·         EE.UU.            4 planetas

·         Vietnam        1 planeta

 

 

Em 2018, o que consumimos depois de 1 de agosto (Earth Overshoot Day 2018)   não se reproduz mais em nosso planeta, mas representa um empobrecimento irreversível dos recursos que a humanidade pode ter na Terra,, que nossos filhos e futuras gerações não podem ter.

 

Dia de Sobrecarga da Terra chega mais cedo que em anos anteriores - Leia mais

Chegamos ao limite! - Leia mais

Estima-se que 80% da população mundial até o ano de 2050 se desloque para a metrópole e viva nas cidades.

De acordo com estimativas recentes da OIT, existem atualmente 258 milhões de trabalhadores migrantes no mundo..

https://news.un.org/pt/story/2018/07/1631172

A Terra produz alimentos suficientes para os 7.000 milhões de pessoas, no entanto, 815 milhões de pessoas (especialmente na África) sofrem com a fome .

Suprimentos alimentares locais e a eliminação de alimentos altamente processados podem reduzir a Pegada de Carbono.

Na UE é produzido quase 15 toneladas de materiais por pessoa todos os anos, uma média de mais de 4,5 toneladas de resíduos por ano por pessoa, , dos quais quase metade são descartados em aterros sanitários.

Dar início a uma economia projetada para se auto-regenerar é urgente, uma vez que materiais biológicos estão destinados a ser reintegrados na biosfera, e os técnicos devem projetar para serem revitalizados sem entrar na biosfera

La A obsolescência programada é a atual política das industrias que visa definir o ciclo de vida (duração) de um produto para limitar a sua vida útil a um período fixo: o produto deixa de funcionar após um determinado período de tempo ou gerando uma sensação de que estamos sempre ultrapassados, sendo posteriormente necessário alterá-lo.

O produto será feito para durar e ficar sujeito a serviços, manutenção e inovação y ser objeto de servicio, mantenimiento e innovación.

http://eco.nomia.pt/pt/economia-circular/estrategias/
https://pt.linkedin.com/pulse/obsol%C3%AAncia-programada-os-efeitos-da-sociedade-do-consumo-edson-santos

 

 

 

 

A temperatura média global aumenta para +1,5 graus em relação aos níveis pré-industriais

já em 2040

Um esboço do sexto relatório climático do IPCC é difundido (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima) https://www.ecodebate.com.br/2018/06/06/ipcc-envia-aos-governos-a-versao-final-do-relatorio-especial-sobre-o-aquecimento-global-de-15c/

É NECESSÁRIO PARAR O AQUECIMENTO GLOBAL DO CLIMA:

O acordo de Paris é um acordo global sobre mudanças climáticas, aprovou em 12 de dezembro de 2015 em Paris, que foi assinado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE). Ele fornece um plano de ação para limitar o aquecimento global "bem abaixo" de 2ºC para 2100. (http://www.consilium.europa.eu/pt/policies/climate-change/timeline/ )

Neste momento, as fontes de energia limpa satisfazem 19,2% do consumo final e 23,7% da eletricidade, mesmo que a energia hidrelétrica seja muito pesada nessa conta, enquanto as "novas" fontes renováveis ainda afetam "apenas" 6% da aplicação.

http://publications.europa.eu/webpub/eca/special-reports/renevable-energy-5-2018/pt/

Apenas o transporte determina aproximadamente metade do consumo mundial de petróleo. . Nos países industrializados, o sistema de transporte atinge aproximadamente um terço do consumo total de energia.

https://www.eea.europa.eu/pt/themes/transport/intro

Em 2017, as emissões europeias de dióxido de carbono produzido pela combustão de combustíveis e combustíveis fósseis aumentaram 1,8% na UE em comparação com 2016. Brasil tem aumento de 34% na emissão de CO2 no século 21.

https://ec.europa.eu/clima/citizens/eu_pt

A descarbonização da economia é a nossa única oportunidade para enfrentar as mudanças climáticas e melhorar o equilíbrio com os recursos naturais renováveis do planeta.

 

 

 

 

 

 

A dívida financeira global atingiu a cifra de 233 bilhões de dólares

ou 325% do PIB mundial

 

 

Toda a riqueza produzida por todas as economias do mundo em 3 anos é necessária para pagar a dívida. A única riqueza existente que podemos ter é o trabalho de todos

https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2018/01/divida-global-atinge-recorde-de-us-233-trilhoes.html

O montante atual de empréstimos "nasceu" desde 1997. Considerando a população mundial total, a dívida per capita é de 30 mil dólares para cada indivíduo, incluindo recém-nascidos. Quem vai pagar a dívida? Nossos filhos e as gerações seguintes. A enorme dívida exacerbou as desigualdades sociais e interpaíses e gera conflitos cada vez mais sérios.

 

 

 

 

 

 

A cada 15 segundos, um trabalhador morre e cada dia 6.300 pessoas morrem no trabalho devido a um acidente ou a uma doença ocupacional.

A cada 15 segundos, 153 trabalhadores sofrem um acidente no trabalho.

https://nacoesunidas.org/oit-um-trabalhador-morre-a-cada-15-segundos-por-acidentes-ou-doencas-relacionadas-ao-trabalho/

 

A poluição é cara. As perdas de riqueza devido à poluição são estimadas em 4,6 trilhões de dólares por ano, ou seja, 6,2% da produção econômica mundial.

As modernas formas de poluição industrial e transporte nunca foram vistas ante. Eles incluem poluição atmosférica, química e do solo e exposição no local de trabalho

 

http://gahp.net/wp-content/uploads/2017/03/PE_InfoLancetSummary.pdf 

 

 

 

 

 

 

O total de gastos militares mundiais alcançou US $ 1,739 bilhão em 2017, ,

um aumento de 1,1% em relação a 2016

https://www.sipri.org/media/press-release/2018/global-military-spending-remains-high-17-trillion

 

Mapa das forças nucleares no mundo

https://www.sipri.org/

Despesas militares:

O

Mapa de armas nucleares

 

DUAS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS:
OU MUDA O MODELO OU PARA O DESENVOLVIMIENTO

 

Pesquise e escolha as tecnologias mais adequadas

Entenda as soluções organizacionais mais eficazes

Identifique os sistemas

mais dinâmicos

Mude rapidamente para competir

 

Uma vitrine especializada há mais de 40 anos e que agora oferece todas as tecnologias, equipamentos e serviços para o meio ambiente e energia industrial e urbana, uma verdadeira plataforma de lançamento e ponto de encontro de inovações e oportunidades de desenvolvimento internacional, capaz acompanhar a transformação do desenvolvimento sustentável.

 

Os setores de Pollutec

http://blog.pollutec.com/en/

27 - 30 novembro 2018

 

Lyon – Eurexpo

 

http://www.pollutec.com/

 

 

Pollutec

2.200 EXPOSITORES    73.000 VISITANTES     128 PAÍSES       490 CONFERÊNCIAS

Abra a apresentação ppt   https://upload.reedexpo.fr/link/7vOqXJb7kvj1VruZA3K8qA/download/POLLUTEC-2018_presentation-globale.ppsx

Saiba mais sobre Pollutec

https://www.pollutec.com/fr/a-propos/Mieux-connaitre-Pollutec/

 

 

SISTEMA AMBIENTE É O SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO

PARA ATRAVESSAR MUDANÇAS

O SISTEMA DO BALANÇO AMBIENTAL

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Balan%C3%A7o_ambiental.htm

Para passar da gestão do desperdício (com seus altos custos tanto para a empresa quanto para o sistema) para uma economia circular, você precisa de uma ferramenta funcional que, no modelo do "Sistema Ambiente", é o Balanço ambiental alimentado pela contabilidade ambiental (valores quantitativos relativos ao progresso e destino dos recursos ao longo do ciclo material e o impacto que eles têm sobre o sistema no qual o site está inserido) e contabilidade industrial. A elaboração a nível da empresa permite iniciar o balanço de área e setor com um método concertado

http://www.sistemaambiente.net/Tesi/Sistemi_di_rendicontazione_ambientale_Il_bilancio_ambientale_di_impresa_di_Marylin_Moro_%202013-2014.pdf

 

Sistema Ambiente”, o sistema de gestão da Digitalis, para além das ferramentas de registo normal e produção de documentos de tratamento de resíduos, oferece algumas oportunidades importantes para uma melhor gestão de resíduos.
Primeiro, a possibilidade de vincular os resíduos e sua gestão às fases individuais do processo: isso permite dados quantitativos e qualitativos que são mais diretamente úteis para produzir uma redução e uma classificação de resíduos.
. .

Em segundo lugar, com a ferramenta de contabilidade ambiental e o balanço ambiental do produto, é possível ter um impacto mais efetivo nas direções: o que mudar nos materiais, no processo e no projeto e composição do produto.

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Residuosbr.htm 

http://www.sistemaambiente.net/news/Bra/Residuos/Serie_Residuos.pdf

http://www.sistemaambiente.net/SA/BR/Gestao_de_Residuos_Solidos_na_Brametal_SA.pdf

 

O Balanço Ambiental também inclui o cálculo do carbono equivalente: cálculo que é elaborado em cada aspecto do ciclo de produção (o consumo de energia em processos e produtos, o meio de transporte dos trabalhadores e aquele usado para materiais e produtos, fabricação do matérias-primas, os resíduos produzidos pelos processos e o fim da vida útil dos produtos). O cálculo é a base para entender como modificar os processos e planejar como reduzir as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo ciclo.

http://ecen.com/eee62/eee62p/balanco_de_carbono.htm

 

www.sistemaambiente.net      info@sistemaambiente.net